Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Construção da PCH Bela Vista, no Rio Chopim, deve gerar 500 empregos diretos

Postado em 28/06/2019 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Construção da PCH Bela Vista, no Rio Chopim, deve gerar 500 empregos diretos*


A PCH Bela Vista será construída no Rio Chopim, próximo de onde hoje funciona a balsa da Comunidade Presidente Kennedy em Verê

Agências do Trabalhador de Verê e São João estão encaminhando os interessados em diferentes funções

Os primeiros trabalhadores que irão prestar serviços na construção da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Boa Vista já estão sendo convocados. Segundo a Agência do Trabalhador de Verê, somente na semana passada seis profissionais foram selecionados para funções de motorista, servente de topografia e técnico em segurança, mas a estimativa da Copel é de que 500 vagas sejam disponibilizadas nos próximos meses, com prioridade para a contratação de mão de obra local. “Temos um cadastro de reserva com vários currículos para diferentes funções e, conforme a demanda da construtora for surgindo, vamos chamando estes profissionais”, explica a gerente da Agência do Trabalhador de Verê, Susiane Betiollo. As vagas também estão disponíveis na agência de São João. A Copel contratou seis empresas para executar as obras da barragem, instalação das linhas de transmissão e fornecimento e colocação dos equipamentos. O investimento previsto é de R$ 200 milhões e as obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2020. O contrato foi assinado no fim de maio pela companhia e as empresas.

Indenizações e contrapartida
No final de 2018, o JdeB mostrou a preocupação de moradores de áreas que seriam atingidas pelo lago da PCH, que deve ocupar uma área de 284 hectares – cerca de 177 já fazem parte do leito natural do Rio Chopim. Em nota, a Copel disse que “estão sendo atualizados os cadastros socioeconômicos das famílias que vivem nas 61 propriedades da área a ser afetada para dar sequência ao processo de indenização”. A central hidrelétrica fica na divisa dos municípios de Verê e São João e abrange as comunidades de Presidente Kenedy e Nova Lourdes. Uma ponte também será construída entre os dois municípios como medida compensatória pelo impacto de instalação da PCH.

Capacidade
Depois de pronta, Bela Vista terá três turbinas e potência instalada de 29 megawatts e deve gerar, em média 18,3 MW. Essa potência é suficiente para produzir energia para cerca de 100 mil pessoas. Uma subestação elevadora também está contemplada no projeto e estará interligada à subestação de Dois Vizinhos.

Jornal de Beltrão

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 × quatro =