Locais/Regionais
São João completa 59 anos de emancipação
Postado em 26/07/2019 por Redação Pirâmide FM

*Fonte imagem : São João completa 59 anos de emancipação*

Em 25 de julho de 1960 através da lei nº 4.245 é criado o município de São João desmembrando seu território de Chopinzinho
Conta a historia que por volta do ano 1920, ainda o local sem ter nome definido às famílias Marcondes, Félix, Vieira dos Santos e Hartmann, vindas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se instalassem na região. E Com o crescimento do povoado, em 1954 a localidade passou a ser distrito do município de Mangueirinha. No ano seguinte, com a emancipação política de Chopinzinho, passou a pertencer a este, como distrito. Em 25 de julho de 1960, pela lei nº 4.245 alcançou a emancipação político-administrativa.
Com excelente potencial econômico voltado a agricultura o município tem forte influência no cooperativismo sendo sede de importantes instituições e empresas deste setor. Dentre elas a Coasul (Cooperativa Agroindustrial) que trabalha na recepção de cereais e industrialização, a SICREDI Iguaçu, voltada o seu trabalho para o cooperativismo de credito e a Cotransul (Cooperativa de Transportadores Autônomos) com sedes no município.
Ainda na década de 1920 mais precisamente o ano de 1925 os pioneiros deram inicio à construção da estrada até Chopinzinho. E 1936, foi erguida a primeira capela, com missa realizada pelo Frei Timóteo de Palmas. De forte tradição religiosa, a cidade possui em São João Batista seu santo padroeiro.
Ao completar 59 anos de historia São João evoluiu no conceito industrial coma instalação de uma linha de produção de uma marca de alimentos que pertence a Coasul (LeVida) e também no quesito justiça sendo que o hoje o município é sede de comarca correspondendo alem do próprio município, Sulina e São Jorge D’oeste. O município foi colonizado por descendentes, em sua maioria, de italianos e alemães oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que vieram para essa região atrás de uma nova vida sendo que o sudoeste do Paraná apresentava uma vasta floresta de araucárias e terras férteis.
Douglas Nunes – Repórter Rádio São João AM
Link da Notícia