Ouça agora na Rádio

N Notícia

FOTO:

Altair José Gasparetto é eleito presidente do CONIMS.

Também assume a vice-presidência da Ciruspar que administra o SAMU.

O Prefeito de São João Altair José gasparetto foi eleito nesta ultima terça feira dia 10 de janeiro na sede do Conims (Consorcio Intermunicipal de Saúde) o novo presidente da entidade com o mandato de dois anos (2017-2018).  

A necessidade de oferecer especialidades clínicas disponíveis somente na capital do estado e adquirir recursos no que se refere à saúde na região sudoeste a ASSIMS (Associação Intermunicipal de Saúde) passa a ser, em outubro de 2012, Conims (Conselho Intermunicipal de Saúde) com sede em Pato Branco.  Fazem parte do consorcio os municípios da 7ª Regional de Saúde sendo 13 municípios da região sudoeste do Paraná e sete do oeste de santa Catarina totalizando 20 municípios.

Em entrevista a nossa reportagem, o Prefeito de São João Altair Jose Gasparetto e agora Presidente do Conims destacou que a Secretária de Saúde de São João Ivete Maria Lorenzi irá coordenar os trabalhos no CRE (Centro Regional de especialidades): “... nós tivemos a eleição do Conims que é o CRE. Então o CRE atendendo hoje em sede nova próximo a rodoviária de Pato Branco. Ele abrange treze municípios do sudoeste do Paraná da 7ª Regional e mais sete de Santa Catarina. Houve eleição e nós fomos vencedores. Dos vinte municípios, dezessete tiveram condições de votar. Nós tivemos dez votos e com isso fomos eleito presidente e vice presidente foi eleito o Prefeito Rafael Caleffi do município de São Lourenço do Oeste de Santa Catarina. Então é um grande desafio que nós teremos e por isso colocamos uma pessoa daqui de São João a secretária de Saúde Ivete Lorenzi para administrar o CRE em Pato Branco a partir da semana que vem...” Altair também assumiu a vice presidência da Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná) entidade esta que administra o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Segundo ele o desafio é grande com compromisso de corresponder à necessidade da qualidade da saúde dos 42 municípios do sudoeste do Paraná: “... tivemos também a eleição do Ciruspar que administra o Samu aonde fui eleito vice-presidente. Então o presidente ficou o prefeito Raul Isotton de Dois Vizinhos. O Samu ele abrange os 42 municípios do sudoeste do Paraná e quando nós assumimos em 2013, primeira gestão, foi colocado em funcionamento está até hoje oferecendo um serviço de qualidade. Hoje nós pagamos R$ 1,13 (Um real e treze centavos) per capita calculando o total da população do município de São João para ser atendido pelo Samu e com isso a responsabilidade e grande em melhora tudo no se refere a saúde no sudoeste do Paraná...”

Constituído em 20 de dezembro de 2011, o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar) é consórcio público de direito público que administra o Samu 192 Sudoeste do Paraná, estando submetido a ele toda estrutura administrativa, bem como as dez
Bases Descentralizadas e a Central de Regulação. O Ciruspar é mantido com recursos da União (38%), do Estado (20%) e dos 42 municípios (42%).

FONTE: Por Douglas Nunes - Repórter Pirâmide FM.
Link Notícia