Ouça agora na Rádio

Ouça agora

São João recebe mais 60 doses de vacina contra a Covid-19

São João recebe mais 60 doses de vacina contra a Covid-19

Postado em 24/01/2021 por

Compartilhe Agora
São João recebeu mais 60 doses de vacina, estas desenvolvidas pela Oxford e laboratório AstraZeneca

Em uma segunda “arremessa” (ou remessa no sentido sério da palavra) de doses da vacina contra a Covid-19 recebidas pela 7ª Regional de Saúde na manhã deste domingo 24 de janeiro, o município de São João recebeu mais 60 doses, estas desenvolvidas pela Oxford e laboratório AstraZeneca sendo que também são necessárias duas aplicações como a anterior (CoronaVac). Segundo informações da Secretaria de Saúde de São João ainda continua o trabalho imunização dos agentes de Saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e demais profissionais. Caso neste processo sobre algumas doses será dado inicio ao plano de vacinação para acamados e idosos acima de 74 anos.

Nas próximas fases de distribuição, a aplicação da vacina será de forma gradativa, ou seja, primeiramente será aplicada em grupos de risco de acordo com as doses disponibilizadas para cada regional e repassadas para as secretarias municipais até a imunização total de toda a população.

O que é necessário neste momento é a paciência dos munícipes até a conclusão de todo o processo. Vale ressaltar que enquanto “se aguarda” a vez para a vacinação é importante ainda os cuidados de distanciamento, higienização e evitar aglomeração. Os mesmos cuidados devem ser tomados depois da vacinação sendo que somente teremos uma garantia quando atingirmos a chamada Imunidade de Rebanho também conhecida como imunidade coletiva. Ela se vale de um cálculo utilizado por epidemiologistas e infectologistas para determinar a porcentagem da população que precisa receber doses de uma vacina para que todos fiquem protegidos de um vírus ou bactéria, mesmo aqueles que não foram imunizados por algum motivo ou seja, o método faz referência a uma técnica de imunização em que uma determinada parcela da população se torna imune a uma doença e assim desenvolvem anticorpos contra o agente causador. As pessoas imunizadas acabam agindo como uma barreira, protegendo toda a população, mesmo aqueles que ainda não são imunes. Não há uma comprovação de quem já teve contato com vírus esteja imune, porém, já com a vacina disponível, o estudo de aperfeiçoamento da mesma deve evoluir nos próximos anos.

Departamento de Jornalismo da Rádio Pirâmide FM 99,1 com informações da Secretaria de Saúde

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.