Ouça agora na Rádio

Ouça agora

Cartório Eleitoral de São João elabora cronograma para o recadastramento biométrico para os municípios da Comarca.

Cartório Eleitoral de São João elabora cronograma para o recadastramento biométrico para os municípios da Comarca.

Postado em 03/07/2017 por

Compartilhe Agora
Douglas Nunes

O Cartório Eleitoral da 151ª Zona Eleitoral a qual corresponde os municípios da comarca de São João (São Jorge D’oeste, Saudades do Iguaçu, Sulina e São João) divulgou o cronograma referente ao recadastramento de eleitores através da biometria. O prazo será de 21 de agosto até 10 de novembro de 2017.

O recadastramento biométrico tem como objetivo habilitar os eleitores brasileiros para serem identificados através de suas impressões digitais quando da realização de um pleito eleitoral. Além disso, um dos requisitos para não extinção ou remanejamento de domicílios eleitorais segundo o que diz a Resolução Nº 23.422 assinada pelo ministro Gilmar Mendes é a necessidade da Zona Eleitoral atingir um numero mínimo de 25 (Vinte e Cinco) mil eleitores. Segundo o juiz substituto Marcelo        Quentin o TRE do Paraná é contra essa resolução: “… o nosso objetivo é fazer é fazer a revisão biométrica de todo o eleitorado da região e também incentivar os novos eleitores que façam o seu alistamento eleitoral. Um dos motivos pelos quais nós precisamos fazer isso não só para organizar o eleitorado é também para que possamos garantir a zona eleitoral. Há uma resolução do TSE que extingue algumas zonas eleitorais, resolução esta que em nossa opinião representa o retrocesso da justiça eleitoral uma vez que uma possível extinção de zonas eleitorais vai diminuir consideravelmente a possibilidade de fiscalização efetiva das eleições proporcionando assim a oportunidade de que ocorram mais crimes eleitorais como compra de votos, corrupção entre outros problemas. Então somos contrários sim a essa resolução… frisou Marcelo Quentin.

Independente do cronograma, os eleitores que desejarem podem se dirigir ate a 151ª Zona Eleitoral para realizar a biometria, porém nesse período estabelecido (21 de agosto até 10 de novembro) serão disponibilizados mais equipamentos e servidores para o serviço de recadastramento biométrico. Até o final do prazo o comparecimento é obrigatório.

Por Douglas Nunes – Repórter Pirâmide FM.

Link da Notícia

Deixe um comentario

Estamos felizes por você ter optado por deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de comentários.